O Rei Macaco é um filme animado de fantasia, ação e comédia de 2023 dirigido por Anthony Stacchi a partir de um roteiro escrito por Rita Hsiao e a equipe de roteiristas de Steve Bencich e Ron J. Friedman. É baseado nos primeiros 7 capítulos do romance clássico da dinastia Ming, Jornada ao Oeste. O filme é estrelado por Jimmy O. Yang como a voz do malandro titular, com Bowen Yang, Jo Koy, BD Wong, Jolie Hoang-Rappaport e Stephanie Hsu em papéis coadjuvantes.
The Monkey King foi selecionado como filme de encerramento do 22º Festival de Cinema Asiático de Nova Iorque, onde teve sua estreia mundial em 30 de julho de 2023, e foi distribuído e lançado em 18 de agosto de 2023, pela Netflix. Em 7 de dezembro, apareceu na lista elegível para consideração do Oscar de Melhor Filme de Animação na 96ª edição do Oscar.
Enredo
Uma noite, um macaco nasce de uma pedra no topo de uma alta montanha e perturba o Imperador de Jade. Ele dá ordem para eliminar o filhote, mas Buda aparece diante dele e diz para deixá-lo encontrar seu propósito. Macaco encontra uma tropa de outros macacos, mas sua natureza indisciplinada o impede de se encaixar. Uma de suas escapadas faz com que um temido demônio salte de seu covil na montanha e pegue um dos filhotes da tropa para comer; como resultado, Monkey é banido.
Para provar seu valor, ele treina para lutar contra o demônio. Depois de muitos anos, quando se considera pronto, ele enfrenta o demônio, mas seu treinamento se mostra ineficaz e outro filhote é sequestrado. Para buscar uma arma mais adequada, Monkey mergulha no reino marinho do Rei Dragão, que está prestes a usar uma coluna brilhante para erradicar toda a vida na superfície do mundo. Comunicando-se com a coluna, Macaco a transforma em bastão e foge. Macaco retorna ao covil do demônio, derrota-o e resgata o filhote. Estimulado pela tropa agradecida, ele se coroa Rei dos Macacos, mas o mais velho da tropa alerta que seu cajado só deve ser usado pelos deuses, então o novo Rei Macaco decide matar 100 demônios, ganhando assim o direito de se tornar um deus.
Eventualmente, ele chega a uma vila aterrorizada pela Red Girl. Com o apoio de uma garota chamada Lin, Monkey King derrota Red Girl, mas o Rei Dragão chega durante a celebração da vitória para recuperar sua arma premiada. Após lutar com ele, Monkey King deixa a aldeia; Lin, prometendo ser sua assistente, vai junto, embora ele a trate com condescendência. Sem ele saber, Lin está ajudando o Rei Dragão a recuperar o cajado em troca de salvar sua aldeia atingida pela seca.
Em um cemitério, Monkey King abre um portal para o Inferno para chegar ao Arquivo das Almas e riscar seu nome de seu Pergaminho da Vida e da Morte, ganhando assim a imortalidade. O rei Yama, o governante e juiz principal do Inferno, os reconhece como estranhos e os luta. Monkey King consegue apagar seu nome, mas só fica sem idade. Ele rouba o Livro da Vida Eterna de Yama e descobre que deve comer um pêssego do Pomar da Vida Eterna para obter a imortalidade completa. O Rei Dragão guia sutilmente Monkey King e Lin até um pessegueiro misturado com um veneno inebriante, mas acaba sendo alimentado com um, frustrando o plano.
Após perceber que os pêssegos são falsos, Monkey King descobre no livro que Wangmu, a divina Rainha Mãe, prepara um elixir da imortalidade para os deuses. Ele e Lin se infiltram na farmácia do Palácio de Jade para criar uma amostra do elixir. Wangmu os pega em flagrante, mas Monkey King consome a poção, tornando-se assim totalmente imortal. Embora Lin tenha várias chances de roubar o cajado, ela retorna repetidamente para ajudar Monkey King, que também demonstra que, apesar de seu comportamento rude, ele também se preocupa com ela. Monkey King e Lin fogem dos céus e, de coração para coração, Lin admite que deseja fazer a diferença no mundo e tenta encorajar Monkey King a fazer o mesmo.
Quando Monkey King permanece indiferente e barulhento, Lin o engana e entrega o cajado ao Rei Dragão. O Rei Dragão renega seu acordo e se prepara para afogar o mundo em uma mega tempestade, mas Rei Macaco o desafia e o ataca. Percebendo seu erro, Lin permite que Monkey King derrote o Rei Dragão, mas Monkey King fica bêbado de poder e Buda se prepara para intervir. Querendo dar outra chance ao Rei Macaco, Lin pode agir como a voz de Buda e desafia o Rei Macaco a pular da mão de Buda para ganhar o governo do Céu, ou então sofrer um período de penitência. Monkey King falha e é preso em uma montanha. Antes que a montanha seja totalmente fechada, Lin pode se despedir de Monkey King, que finalmente admite o quão importante Lin se tornou para ele. Ela deixa para ele sua equipe como companhia.
Quinhentos anos depois, o Rei Macaco é liberto de sua prisão por um monge, um porco e um espírito do rio a mando de Buda. Eles o convidam para se juntar a eles em uma viagem ao Ocidente, com a qual ele concorda alegremente.
Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Monkey_King_(2023_film)