Peter Pan é um filme de animação americano de aventura e fantasia de 1953 produzido em 1952 pela Walt Disney Productions e lançado pela RKO Radio Pictures. Baseado napeça de 1904 de JM Barrie, Peter Pan, or the Boy Who Wouldn't Grow Up, o filme foi dirigido por Hamilton Luske, Clyde Geronimi e Wilfred Jackson. Apresentando as vozes de Bobby Driscoll, Kathryn Beaumont, Hans Conried, Bill Thompson, Heather Angel, Paul Collins, Tommy Luske, Candy Candido, Tom Conway, Roland Dupreee e Don Barclay, o enredo do filme segue Wendy Darling e seus dois irmãos, que conhecem o Peter Pan que nunca cresce e viajam com ele para a ilha da Terra do Nunca para permanecerem jovens, onde também têm que enfrentar o arqui-inimigo de Peter, o Capitão Gancho.
Em 1935, Walt Disney começou a considerar planos para adaptar a peça de Barrie em um longa de animação. Ele comprou os direitos do filme da Paramount Pictures em 1938 e começou o desenvolvimento preliminar no ano seguinte. No entanto, após o ataque a Pearl Harbor, Disney arquivou o projeto quando seu estúdio foi contratado pelo governo dos Estados Unidos para produzir filmes de treinamento e propaganda de guerra. O projeto ficou parado em desenvolvimento pelo resto da década até que sofreu uma reviravolta em 1949. Para auxiliar os animadores, filmagens de referência de ação ao vivo foram filmadas com atores em estúdios de som. Também marcou o último filme da Disney em que todos os nove membros dos Nove Velhos da Disney trabalharam juntos como animadores de direção.
Peter Pan foi lançado em 5 de fevereiro de 1953, tornando-se o último longa-metragem de animação da Disney lançado pela RKO antes de Disney fundar sua própria empresa de distribuição. O filme foi inscrito no Festival de Cinema de Cannes de 1953, [2] Após seu lançamento, o filme recebeu críticas positivas dos críticos de cinema e foi um sucesso de bilheteria. Sua representação dos nativos americanos recebeu críticas retrospectivas.
Uma sequência, intitulada Return to Never Land, foi lançada em 2002, e uma série de prequelas direto para DVD com foco em Sininho começou em 2008. Uma adaptação live-action do filme foi lançada no Disney+ em 2023.
Trama
Na Londres eduardiana, os preparativos de George e Mary Darling para ir a uma festa são interrompidos pelas palhaçadas de seus filhos, John e Michael, que estão encenando uma história de Peter Pan contada a eles por sua irmã mais velha, Wendy. Um George irritado exige que Wendy largue as histórias e saia do berçário, já que "mais cedo ou mais tarde, as pessoas têm que crescer". Mais tarde naquela noite, o próprio Peter chega ao berçário para encontrar sua sombra perdida. Ele convence Wendy a ir para a Terra do Nunca, onde ela nunca terá que crescer, e ela e os meninos voam para lá com a ajuda relutante da Duende Sininho.
Um navio de piratas está ancorado na Terra do Nunca, liderado pelo Capitão Gancho e seu primeiro imediato, Sr. Smee. Gancho quer vingança contra Peter por cortar sua mão, mas teme o crocodilo que consumiu a mão, sabendo que ele está ansioso para comer o resto dele. Quando Pan e os Darlings chegam, Gancho atira neles com um canhão, e Peter manda os Darlings para um lugar seguro enquanto ele atrai os piratas. Sininho, que tem ciúmes da atenção de Pan para Wendy, convence os Garotos Perdidos de que Pan ordenou que eles abatessem Wendy. A traição de Sininho logo é descoberta, e Peter a bane. John e Michael partem com os Garotos Perdidos para encontrar os Nativos da ilha; no entanto, os Nativos capturam o grupo, acreditando que eles são responsáveis por levar a filha do chefe, Tiger Lily.
Enquanto isso, Peter leva Wendy para ver as sereias, que fogem aterrorizadas quando Hook chega à cena. Peter e Wendy veem que Hook e Smee capturaram Tiger Lily, para forçá-la a revelar a localização do esconderijo de Peter. Peter liberta Tiger Lily e a devolve ao Chefe, e a tribo homenageia Peter. Enquanto isso, Hook tira vantagem do ciúme de Tinker Bell por Wendy, enganando a fada para revelar o esconderijo secreto de Peter.
Wendy e seus irmãos eventualmente sentem saudades de casa e planejam retornar a Londres. Eles convidam Peter e os Garotos Perdidos para se juntarem a eles e serem adotados pelos Darlings. Os Garotos Perdidos concordam, mas Peter não quer crescer e se recusa. Os piratas ficam à espreita e capturam os Garotos Perdidos e os Darlings quando eles saem do covil, deixando para trás uma bomba-relógio para matar Peter. Hook tenta persuadir os Garotos Perdidos e os Darlings a se juntarem à tripulação ou andarem na prancha. Sininho descobre a trama, bem a tempo de arrancar a bomba de Peter quando ela explode.
Peter resgata Sininho dos escombros, e juntos eles resgatam Wendy, confrontando os piratas e libertando as crianças. Peter envolve Gancho em combate enquanto as crianças lutam contra a tripulação, e o derrota. Gancho cai no mar e nada para longe, perseguido pelo crocodilo.
Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Peter_Pan_(1953_film)