
Scooby-Doo! A Máscara do Falcão Azul
Nesta animação temos homenagem pra vários heróis da Hanna-Barbera: Space Ghost, Os Herculóides, Mightor, Os Impossíveis, Frankenstein Jr e o Falcão Azul do título.
Continuando, além dos desenhos antigos essa versão do cão medroso também homenageia o desenho original do Scooby, de 1969 (podemos notar isso pelo design da turma).
Em, Scooby-Doo! A Máscara do Falcão Azul (Scooby-Doo! Mask of the Blue Falcon) vemos Salsicha e seu cachorro lendo gibis.
E todos estão indo pro Festival MegaMundo de Revista em Quadrinhos, uma convenção de quadrinhos. Na cidade de San Pedro sendo que a famosa Comic-Con, de San Diego deve ter servido de inspiração pro desenho.
Na trama haverá um remake do Falcão Azul e Dinamite o Bionicão e esse novo filme terá mais ação. Sendo que o desenho do herói aqui é tratado como um seriado antigo, pois o Falcão original foi interpretado pelo ator Owen Garrison.
Como seus tempos de glória há muito já se foram Garrison sobrevive dando autógrafos nessas convenções.
Durante o festival temos a apresentação do trailer desta nova versão do Falcão Azul.
O filme será produzido por Jennifer Severin e protagonizado por Brad Adams (que demonstra não gostar de seu papel).
A parte interessante é que esse trailer ficou muito parecido com a abertura de Batman: A Série Animada (cena do alto do prédio).
O monstro da vez é o Sr. Hyde, arqui-inimigo do herói. Infelizmente Garrison havia sido proibido de usar seu velho traje, pois o estúdio estava querendo remover todos os originais pra promover o remake.
Isso deixou o ator furioso e querendo a qualquer custo acabar com essa produção. E só pra piorar tudo levava a crer que Owen era o culpado dos acontecimentos estranhos na convenção.
Desta vez de quem parte a intenção de investigar o caso é de Salsicha e Scooby ambos fãs de carteirinha assinada do seriado clássico.
Obviamente há várias confusões e perseguições durante a animação, porém a melhor parte é reconhecer os cosplayers da Hanna-Barbera que surgem durante a convenção.
Notei que numa cena Scooby desiste de agir como herói largando seu uniforme de Bionicão. Isso é uma homenagem pra edição histórica do Homem-Aranha que abandona seu traje (fato aproveitado até na franquia de Sam Raimi).
Há outro momento no qual Scooby retorna e abre sua camisa que nos conecta ao Superman mostrando seu símbolo.
Destaco também a loucura da Daphne correndo atrás dos Felpudinhos, um bicho de pelúcia muito estranho. A ruiva faz de tudo pra colecioná-los agindo fora da caixinha.
Lembrei de um momento no qual Fred, Velma e Daphne são expulsos da convenção e pra retornar surgem vestidos de Herculóides.
E isso é outro aspecto importante nessa animação, pois além das homenagens também há participações especiais. Tipo o prefeito de San Pedro era o mesmo de Cidadópolis (no desenho do Falcão Azul), os seguranças da convenção são os vilões dos Apuros de Penélope Charmosa (Silvester Soluço e Os Irmãos Bacalhau seus capangas).
A estrangeira que o tio do Austin namora parece ser a heroína Elektra, do desenho Força Jovem (não sei por qual motivo mudaram pra “Princesa Garogflotach“).
Outra que vi foi Gilda, uma das Panterinhas surgindo como repórter quase no final da animação e se eu não me engano o caminhão de lixo da Ursuwat também aparece (há outros detalhes que agora não me recordo).
Afirmo que Scooby-Doo! A Máscara do Falcão Azul é a melhor animação do dogue alemão de todas que já assisiti pelos aspectos que expliquei acima (é claro que por ser muito divertido também).
Mais recomendo Scooby-Doo! Abracadabra Doo, A Espada do Samurai, O Rei dos Duendes e o Monstro do Lago Ness que valem a pena serem conferidos.
Veja nas imagens abaixo algumas animações do Scooby-Doo e algumas homenagens de vários artistas que garimpei na web