12 brinquedos antigos dos anos 80 que farão você viajar no tempo 14/05/2019 – Postado em: Inspiração
Os brinquedos antigos dos anos 80 sempre foram sinônimo de muita diversão para as pessoas que passaram a infância nessa década colorida, animada e bastante moderna.
Entre bonecos e produtos com alta tecnologia (para a época), os pequenos podiam ficar próximos de seus personagens favoritos da televisão, construir grandes ferrovias e testar os conhecimentos ou a memória.
Hoje, esses brinquedos ainda são muito valorizados pelos adultos e fazem parte das casas tanto como heranças para as próximas gerações quanto como objetos de decoração vintage.
Abaixo, você confere a lista especial que fizemos com 12 brinquedos antigos dos anos 80 que farão você querer voltar à infância agora mesmo!
1. Boneca Moranguinho
As bonequinhas com aroma de frutas foram criadas a partir do desenho animado da Moranguinho, que fez enorme sucesso na época e foi ganhando novas versões ao longo do tempo.
No Brasil, a Moranguinho e sua turma ganham nomes de frutas, mas em outros países elas recebem, na verdade, nomes de sobremesas. Em Portugal, por exemplo, a personagem principal se chama Docinho de Morango.
Nos anos 80, a bonequinha tinha um estilo camponês e era um dos brinquedos mais desejados pelas meninas. Porém, com o passar do tempo, ela foi ganhando um visual mais moderno e adaptado para as novas gerações.

Fonte: Pinterest.
2. Bonecas Lu Patinadora e Lu Esquiadora
Em 1983, a Meplastic criou a boneca que seria o sonho de muitas meninas na época: a Lu Patinadora.
De shortinhos, saias, capacete, cotoveleira e até com fones de ouvido, ela assumia um estilo todo esportivo que combinava com momentos de muita brincadeira, diversão e patinação!
Com o sucesso da primeira boneca, a empresa lançou, em 1989, a Lu Esquiadora, que já vinha equipada com a roupinha, os esquis e o óculos de sol, além de prometer em seu anúncio “todas as emoções de dar um passeio na neve”. Quem se lembra dessas fofuras?
3. Mola Maluca
Quem não conhece a Mola Maluca? Esse brinquedo fez enorme sucesso nas décadas de 80 e 90, divertindo muita gente na infância.
Uma das principais formas favoritas das crianças de brincar com a mola é colocando-a no topo de uma escada e vê-la “descer” os degraus enquanto se contorce.
4. Jogo Genius da Estrela
Lançado pela Estrela, o Genius foi dos um dos brinquedos antigos dos anos 80 que mais fez sucesso no Brasil, principalmente por ser o primeiro jogo eletrônico a ser comercializado no país.
Com os seus botões coloridos, luzes e sons, o jogo estimulava a memorização de sequências que deveriam ser repetidas por quem estava brincando.
A partir disso, as crianças (e os adultos também!) tinham o desafio de criar as sequências, observar e exercitar a mente para ganhar a rodada.
5. Boneco Fofão
Em 1983, o personagem Fofão conquistou o coração dos brasileiros quando começou a participar do programa de TV Balão Mágico.
O sucesso foi tão grande na época que o alienígena, vindo diretamente do planeta Fofolândia, ganhou seu próprio programa, discos, produtos licenciados e o boneco que carregava o cabelo ruivo e suas bochechas enormes.
6. Ferrorama da Estrela
Um dos maiores hits dos anos 80, o Ferrorama simulava uma ferrovia e permitia que as crianças controlassem os trilhos e os trens, que poderiam ser a vapor ou elétricos.
O brinquedo era tão querido e criou uma memória afetiva tão forte que, mesmo quase 20 anos após o fim da sua fabricação, os fãs pediam pelo retorno dos trenzinhos em suas redes sociais.
Com isso, em 2010, a Estrela lançou um desafio antes de voltar a fabricar o Ferrorama: os entusiastas do brinquedo deveriam montar os trilhos para que o trem percorresse os últimos 20 quilômetros do caminho de Santiago de Compostela.
E não é que os fãs conseguiram se unir e doar trilhos para que o autorama fizesse seu trajeto? Com o desafio cumprido, a Estrela relançou o brinquedo no segundo semestre do mesmo ano!

Fonte: Estrela.
7. Aquaplay
Mais um brinquedo lançado pela Estrela no Brasil, o Aquaplay se tornou uma febre nos anos 80 e também ganhou novas versões recentemente.
Composto por um recipiente de plástico, cheio de água, o brinquedo possuía botões que faziam os jogadores de futebol chutarem a bola para o gol, uma bola de basquete entrar na cesta ou golfinhos acertarem os espetos com argolas.

Fonte: Estrela.
8. Meu Primeiro Gradiente
Um dos brinquedos antigos dos anos 80 que mais se destacaram e não poderíamos deixar de citar aqui é o Meu Primeiro Gradiente: um aparelho de som pequeno, colorido e muito divertido.
Esse ícone chegou já no finzinho da década, mas conquistou as crianças porque tocava músicas, permitia a realização de gravações e possuía um microfone que fazia os pequenos soltarem a voz!
9. Cubo Mágico
Mesmo tendo sido criado em 1974, o Cubo de Rubik, ou Cubo Mágico, ficou conhecido mundialmente e ganhou o coração das pessoas apenas nos anos 80, tornando-se um dos maiores ícones da época.
O quebra-cabeça tridimensional de seis cores, que faz sucesso entre as crianças e jovens até hoje, representa um verdadeiro desafio para quem deseja desembaralhar as cores e colocar cada quadradinho em seu lugar de origem.
10. Pense Bem
No fim dos anos 80, o Pense Bem chegou para revolucionar a tecnologia e captar a atenção das crianças.
Parecido com um computador, esse brinquedo apresentava uma série de atividades, mas a principal delas era um jogo de perguntas e respostas sobre história, geografia e matemática.
O Pense Bem mostrava uma pergunta para os usuários e as alternativas de resposta. As crianças selecionavam a opção que achavam que era a certa e, logo em seguida, o pequeno computador apontava se o jogador havia acertado ou não.

Fonte: Pinterest.
11. Pogobol
Lançado em 1987, o Pogobol foi mais um brinquedo criado pela Estrela que ganhou o coração e os momentos de lazer das crianças.
A plataforma, que tinha duas bolas em suas superfícies, desafiava os pequenos a se manterem em equilíbrio e era um dos grandes motivos de risadas entre as crianças que não conseguiam se manter de pé por muito tempo.
Em dezembro de 2018, o Pogobol foi relançado no evento Comic Con Experience (CCXP) e chegou às lojas novamente em janeiro de 2019.

Fonte: Estrela.
12. Lango Lango
Também no fim da década de 80, chegaram às lojas os Monstrinhos da Ilha de Lango Lango. Ao todo, eram seis marionetes coloridas que podiam ser controladas pelas crianças e davam soquinhos para a frente.
Os bonecos eram muito simpáticos e queridos pelos pequenos, que os utilizavam para “azucrinar” os amiguinhos nos momentos de brincadeira.

Fonte: Pinterest.
Lembrar de todos esses bonecos e brinquedos antigos dos anos 80 faz a gente ter vontade de criar uma máquina do tempo e voltar a ser criança, não é mesmo?
Agora queremos saber de você: quais brinquedos antigos dos anos 80 mais marcaram a sua infância? Conte para nós nos comentários!




