A Dama e o Vagabundo é um filme de animação musical romântico americano de 1955 produzido pela Walt Disney Productions e lançado pela Buena Vista Film Distribution. Baseado na história da revista Cosmopolitan de Ward Greene de 1945 "Happy Dan, the Cynical Dog", foi dirigido por Hamilton Luske, Clyde Geronimi e Wilfred Jackson. Apresentando as vozes de Peggy Lee, Barbara Luddy, Larry Roberts, Bill Thompson, Bill Baucom, Stan Freberg, Verna Felton, Alan Reed, George Givot, Dallas McKennon e Lee Millar, o filme segue Lady, a mimada Cocker Spaniel, enquanto ela cresce de filhote a adulta, lida com mudanças em sua família e conhece e se apaixona pelo vira-lata sem- teto Tramp.
A Dama e o Vagabundo foi lançado nos cinemas em 22 de junho de 1955, com sucesso de bilheteria. Foi o primeiro filme de animação a ser filmado no processo de filme widescreen CinemaScope, bem como o primeiro filme de animação da Disney a ser distribuído por sua divisão Buena Vista após sua separação da RKO Radio Pictures. Inicialmente, recebeu críticas geralmente mistas dos críticos de cinema, mas a recepção crítica ao filme tem sido geralmente positiva nos tempos modernos.
Uma sequência direta para vídeo, intitulada A Dama e o Vagabundo II: A Aventura de Scamp, foi lançada em 2001, e um remake híbrido live-action/CGI estreou em 2019 como um título de lançamento para o serviço de streaming Disney+. Em 2023, A Dama e o Vagabundo foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso como sendo "culturalmente, histórico ou esteticamente significativo".
Trama
Em 1909, em uma pequena cidade, "Jim Dear" dá à sua esposa "Darling" um filhote de cocker spaniel como presente de Natal. O filhote, chamado Lady, cresce mimado por seus donos amorosos e faz amizade com os cães de seus vizinhos Jock (um Scottie) e Trusty (um Bloodhound idoso). Enquanto isso, do outro lado da cidade, um vira -lata de terriê chamado Tramp se alimenta de restos e esmolas e liberta seus amigos Peg, o pequinês, e Bull, o buldogue, do apanhador de cães local.
Fugindo do apanhador de cães furioso, Vagabundo se encontra na vizinhança de Lady. Ele ouve uma Lady perturbada conversando com Jock e Trusty sobre o comportamento repentinamente distante de seus donos em relação a ela. Quando Jock e Trusty deduzem que isso é porque Darling está grávida, Vagabundo se insere na conversa como a "voz da experiência" e avisa Lady que "quando um bebê entra, um cachorro sai". Irritado, Jock o expulsa do quintal. As palavras de Vagabundo fazem Lady se preocupar durante a gravidez de Darling, mas quando o bebê chega, ela tem permissão para conhecê-lo e criar laços com ele, dissipando seus medos.
Mais tarde, Jim Dear e Darling fazem uma curta viagem, deixando a casa, Lady e o bebê aos cuidados da tia de Jim Dear, Sarah, que traz seus dois gatos siameses, Si e Am. [b] Sarah não gosta de cachorros e proíbe Lady de ver o bebê; mais tarde, os gatos destroem a casa e colocam a culpa em Lady, fingindo que ela os machucou. Sarah leva Lady ao pet shop e coloca uma focinheira nela; Lady entra em pânico e foge para a rua, onde é perseguida por três cães selvagens, até que Tramp intervém para protegê-la.
Tramp leva Lady ao zoológico para que um castor remova a focinheira; ele então mostra a Lady seu estilo de vida sem dono, e eles exploram a cidade. O gentil proprietário do Tony's Restaurant oferece a eles um jantar de espaguete para compartilhar, antes de terminarem a noite com uma caminhada no parque. No dia seguinte, Tramp tenta convencer Lady a viver "sem coleira e sem pé" com ele; apesar de gostar de Tramp, ela decide que seu dever é cuidar do bebê. Enquanto Tramp acompanha Lady para casa, ele para perseguir algumas galinhas; o apanhador de cães persegue os dois, mas apenas Lady é pega. No canil, ela conhece Peg, Bull e alguns outros vira-latas, que conhecem Tramp. Eles revelam que ele teve muitas namoradas no passado e afirmam que as fêmeas são sua fraqueza.
Sarah vem para reivindicar Lady, e a acorrenta no quintal como punição por fugir. Jock e Trusty propõem que Lady se case e venha morar com um deles, para escapar do abuso, mas ela gentilmente os recusa. Quando Tramp chega para se desculpar com Lady, ela o repreende por suas muitas namoradas e o manda embora também. Depois, Lady percebe um grande rato entrando furtivamente na casa pela janela do quarto do bebê. Suas tentativas de alertar Sarah falham, mas Tramp a ouve latindo, retorna e entra na casa para salvar o bebê. Lady quebra sua corrente e a segue logo depois. Tramp é ferido na batalha com o rato, mas consegue matá-lo atrás de uma cortina. Durante a luta, o berço do bebê vira, e ele começa a chorar; Sarah vem investigar, e assume que os cães atacaram o bebê.
Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Lady_and_the_Tramp