Melody Time é um filme de antologia musical animado e live-action americano de 1948 produzido por Walt Disney. Foi lançado nos cinemas pela RKO Radio Pictures em 27 de maio de 1948. Composto por sete segmentos com música popular e música folclórica, o filme é, como Make Mine Music antes dele, a versão de música popular de Fantasia. Melody Time, embora não tenha alcançado as realizações artísticas de Fantasia, foi moderadamente bem-sucedido.
Vinhetas
Conforme a Disney, o enredo do filme é o seguinte: "Na grande tradição dos maiores clássicos musicais da Disney, como FANTASIA, MELODY TIME apresenta sete histórias clássicas, cada uma aprimorada com música animada e personagens inesquecíveis... [Um] banquete para os olhos e ouvidos [cheio de] inteligência e charme... um clássico encantador da Disney com algo para todos". Rose Pelswick, em uma crítica de 1948 para o The News-Sentinel, descreveu o filme como uma "aventura no intrigante mundo de faz de conta povoado pelos personagens de desenho animado de Walt Disney". Ele também explica que "com a voz fora da tela de Buddy Clark fazendo as introduções, os... episódios incluem fantasia, folclore, ritmos sul-americanos, poesia e pastelão". Uma crítica de 1948 do Pittsburgh Post-Gazette o descreveu como uma "mistura de fantasia, abstração, parábola, música, cor e movimento".
As sete histórias “mini-musicais” descritas:
Era uma vez um inverno
Este segmento "Mansley" apresenta Frances Langford cantando a canção-título sobre dois jovens amantes românticos em um dia de inverno em dezembro, durante o final do século XIX. O casal é Jenny e Joe (ao contrário da maioria dos desenhos animados da Disney, Jenny e Joe não têm diálogos falados). Joe se exibe no gelo para Jenny, e quase uma tragédia e um resgate oportuno acontecem. Isso está entrelaçado com um casal de coelhos semelhante.
Como outros segmentos desses filmes, Once Upon a Wintertime foi posteriormente lançado nos cinemas como um curta individual, neste caso em 17 de setembro de 1954.
Bumble Boogie
Este segmento apresenta uma batalha surrealista por um zangão solitário enquanto ele tenta afastar um frenesi visual e musical. A música, cortesia de Freddy Martin and His Orchestra (com Jack Fina tocando piano), é uma variação swing-jazz de Flight of the Bumblebee, de Rimsky-Korsakov, que foi uma das muitas peças consideradas para inclusão em Fantasia.
A Lenda de Johnny Appleseed
Artigo principal: Johnny Appleseed (filme)
Uma releitura da história de John Chapman, que passou a maioria de sua vida vagando pelo Centro-Oeste dos Estados Unidos (principalmente Ohio e Indiana) nos dias dos pioneiros, e plantando macieiras, ganhando assim seu famoso apelido. Ele também espalhou o cristianismo. Dennis Day narra (como um "antigo colono que conhecia Johnny bem") e fornece as vozes de Johnny e de seu anjo da guarda.
O segmento foi lançado de forma independente em 25 de dezembro de 1955, como Johnny Appleseed. A peça tem um tempo de execução de "17 minutos [tornando-se] a segunda peça mais longa do filme". Antes de ser adaptada para Melody Time, a história de Johnny Appleseed foi "primeiro imortalizada em torno de fogueiras", e depois transformada em "forma de livro de histórias".
Pequeno Toot
A história de Little Toot, de Hardie Gramatky, na qual o protagonista, um pequeno rebocador na cidade de Nova York, queria ser igual ao seu pai, Big Toot, mas não conseguia ficar longe de problemas.
As Andrews Sisters fornecem vocais. Um clipe aparece brevemente na música "Friendship" no volume Disney Sing Along Songs Friend Like Me. Também foi destaque em Sing Me a Story with Belle. Este segmento mais tarde serviu de inspiração para TUGS.
Árvores
Uma recitação do poema de 1913 "Trees" de Joyce Kilmer, com música de Oscar Rasbach e interpretada por Fred Waring and the Pennsylvanians. O cenário lírico acompanha animação de cenas bucólicas vistas através da mudança das estações, com uma pausa estendida entre a sexta e a sétima linhas do poema para acomodar uma cena de tempestade.
Para preservar a aparência dos esboços originais da história, o artista de layout Ken O'Connor teve a ideia de usar cels foscos e renderizar as imagens em pastel diretamente no cel. Antes de ser fotografado, cada cel foi laminado em laca transparente para proteger o pastel. O resultado foi uma aparência nunca vista em animação antes.
A culpa é do samba
Pato Donald e José Carioca encontram o Pássaro Aracuan, que os introduz aos prazeres do samba. A música que acompanha é a polca Apanhei-te, Cavaquinho, de Ernesto Nazareth, de 1914, com letra em inglês.
As Dinning Sisters fornecem os vocais enquanto a organista Ethel Smith aparece em um papel de ação ao vivo.
Pecos Bill
O final segue sobre o famoso herói do Texas, Pecos Bill. Criado por coiotes, ele se tornou o maior e melhor cowboy que já existiu.
Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Melody_Time