The Year Without a Santa Claus é um especial de televisão de Natal animado em stop motion de 1974 produzido pela Rankin/Bass Productions. A história é baseada no livro de mesmo nome de Phyllis McGinley de 1956. É narrado por Shirley Booth (seu último crédito de atuação antes de sua aposentadoria da atuação) e estrelado pelas vozes de Mickey Rooney, Dick Shawn e George S. Irving. Foi originalmente transmitido em 10 de dezembro de 1974, na ABC.
Trama
Papai Noel acorda resfriado em algum momento antes da véspera de Natal. Quando o médico elfo de Natal diz sarcasticamente que ninguém mais acredita nele, Papai Noel decide renunciar a sua corrida anual de véspera de Natal. A Sra. Noel convoca dois irmãos elfos de Natal chamados Jingle e Jangle para encontrar evidências do espírito natalino na esperança de mudar a mente do Papai Noel.
Jingle e Jangle partem com a rena mais nova do Papai Noel, Vixen, e chegam a uma pequena comunidade no sul dos Estados Unidos chamada Southtown. No entanto, seus esforços para encontrar o espírito natalino são em vão e Vixen é pega por um apanhador de cães e levada para o canil.
Santa ouve que Vixen está desaparecida e viaja para Southtown disfarçado de um civil chamado "Klaus". Enquanto está lá, ele conhece um garoto chamado Ignatius "Iggy" Thistlewhite e sua família. Quando Santa sai para resgatar Vixen, Iggy percebe sua verdadeira identidade e resolve ajudar Jingle e Jangle.
O policial da cidade encaminha Jingle, Jangle e Iggy para o prefeito da cidade, que ri da história deles. Ele concorda em libertar Vixen se eles puderem provar que são elfos fazendo nevar em Southtown no Natal.
Iggy se junta à Sra. Claus quando ela chega para pegar Jingle e Jangle. Juntos, eles visitam os Miser Brothers.
Sem o conhecimento da Sra. Noel, Jingle e Jangle, ou Iggy, o Papai Noel já resgatou Vixen do canil e está a caminho do Polo Norte.
Eles pedem a Snow Miser, que controla o tempo frio, para enviar neve para Southtown por um dia. Ele concorda, mas diz que não pode, pois faz parte do território de Heat Miser. Eles então pedem a Heat Miser, que finge que obedecerá se Snow Miser entregar o Polo Norte para ele em troca. Na verdade, ele planeja comprar outra briga com seu irmão mais popular e funciona. A Sra. Claus afirma que não tem outra escolha a não ser "passar por cima de suas cabeças", pois os Miser Brothers culpam reciprocamente por ela ir ver sua mãe. Isso leva a Sra. Claus a visitar a Mãe Natureza, que convence seus filhos a se comprometerem.
À medida que o Natal se aproxima, as crianças do mundo enviam seus próprios presentes para o Papai Noel, gerando manchetes internacionais. Uma garotinha fica triste com a decisão do Papai Noel de pular sua viagem de véspera de Natal, e ela escreve que terá um " Natal Azul ".
Tocado pela demonstração de carinho e generosidade, Santa acorda de um sono e declara "Eu sonhei coisas infelizes!" (contribuindo para uma teoria de que todo o filme foi um sonho). Ele então se levanta da cama para se vestir, atrela suas renas e seu trenó carregado de presentes, e ele parte para fazer sua jornada de véspera de Natal, afinal, levando a alegria do Natal para as crianças do mundo.
No dia de Natal, as crianças de Southtown ficaram muito felizes (" Here Comes Santa Claus ") com os presentes que encontraram debaixo das árvores; Ignatius até descobre que ganhou uma bicicleta, enquanto entrega os presentes aos pais.
Quando o especial termina, a Sra. Claus comenta que, de alguma forma, "anualmente, de forma nova, fiel e verdadeira, o Papai Noel sempre vem", e o refrão da trilha sonora canta "Não haverá ano sem Papai Noel".
Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Year_Without_a_Santa_Claus