Rafa Brites contou a saga que ela e o marido, Felipe Andreoli, viveram com o filho, Rocco, na madrugada desta quinta-feira (21). A apresentadora disse que o menino, de 2 ano, acordou "45 vezes" na noite quando, em uma delas, ele rolou da cama e caiu no chão.
"Nosso filho acordou 45 vezes a noite, até que trouxemos ele para a nossa cama , para ele treinar Muay Thai (chutes e socos) nos pais. Quando eu acordei as 6:00 e levantei para me arrumar, 5 minutos depois ouvi um tum! Rocco rolou e caiu no chão! Felipe quase infartou... Rocco ficou chorando e dizendo 'o Rocco caiu'... eu dizendo pro Felipe 'poxa como vc não viu que ele ia cair'... o Felipe pra mim: 'poxa porque você nao me avisou que ia sair'. Rocco chorou mais achando que estávamos brigando", contou ela, que continuou:
"Eu já dizendo: não pode deixar dormir se bateu a cabeça. E nisso os três se coçando todo porque fomos atacados por vários mosquitos no meio dessa linda noite. Não estou reclamando de nada. Somos extremamente privilegiados. Aff muito! Mas internet às vezes ilude que a vida das pessoas é só o que postamos. Viagens, sorrisos, crianças dormindo como anjos. Estamos aí com essa cara amassada tomando um café e partiu trabalho. E se eu não escrevo essa legenda sua interpretação da foto seria totalmente diferente", afirmou.
Lucas Lima fez uma tatuagem no antebraço com uma frase inspiradora e ganhou a aprovação da mulher, Sandy. "A Vida...o que ela quer da gente é coragem", tatuou o produtor musical.
A cantora adorou o desenho e comenntou na publicaççao do marido, na noite desta quarta-feira (20). "Escolha perfeita". Vários famosos, como Fernanda Rodrigues, escreveram na postagem elogiando o desenho.
Sandro Pedroso revelou para seus seguidores que passou por uma crise no casamento com Jessica Costa, filha do cantor Leonardo. Ao publicar uma foto ao lado da mulher e do filho, Noah, de 3 anos, o ator contou que os dois lutam diariamente para manter a relação e a enfrentarem os obstáculos da vida.
"Quem vê essa foto não imagina as lutas que nós temos diárias. Mas o que você tem feito pelo seu casamento? Não vou negar, passamos por uma crise. E resolvi propor à ela fazer uma lista das coisas que ela não gostava em mim. E eu fazer uma lista coisas que eu não gostava nela. (A lista dela é bem maior). Mas tem funcionado!... Lute pelo seu casamento e por sua família!
O casamento é uma construção diária! Te amo @jessicabeatrizcosta".
Jessica comentou na publicação. "É verdade. O que importa é que a gente se ama". Sandro e a filha de Leonardo estão juntos há quase quatro anos e oficializaram a união em fevereiro, no Rio.
Alexandre Correa postou fotos antigas com Ana Hickmann e se declarou para a mulher, com quem está há 21 anos. "Acordei bem-humorado. TBT repleto de amor! Ana eu te amo", escreveu ela.
Uma das imagens mostra Alexandre e Ana bem no início da relação, quando ela começava a ingressar na carreira de modelo, ainda adolescente.
Lula lamentou a morte do cineasta Fábio Barreto, diretor do filme "Lula, O Filho do Brasil". Pelo Twitter, na manhã desta quinta-feira (21), o ex-presidente da República escreveu:
"Depois de anos de um trágico acidente, Fábio descansou. Meu carinho, minha solidariedade e abraço fraterno para seu pai, Luiz Carlos Barreto, sua mãe, Lucy, seus familiares, amigos e admiradores", disse Lula.
"Depois de décadas, conseguiu o feito raro de disputar um Oscar de melhor filme estrangeiro com 'O Quatrilho'. Agradeço sua dedicação e o carinho com que tratou a mim, minha mãe, Marisa e o movimento sindical no filme que fez sobre minha juventude", continuou o ex-presidente.
Fábio Barreto morreu na noite desta quarta, no Rio de Janeiro, após um coma que durou nove anos. A informação foi confirmada por sua filha Júlia Barreto à Marie Claire. "Meu pai estava internado no Hospital Samaritano, no Rio. O velório será nesta sexta de manhã e a cremação, à tarde", afirmou ela.
Depois de décadas, conseguiu o feito raro de disputar um Oscar de melhor filme estrangeiro com “O Quatrilho”. Agradeço sua dedicação e o carinho com que tratou a mim, minha mãe, Marisa e o movimento sindical no filme que fez sobre minha juventude.
O diretor de O Quatrilho (1995) - filme estrelado por Glória Pires e Patricia Pillar, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro - , e diretor e co-autor de "Lula, o Filho do Brasil" (2010), sofreu um acidente de carro em dezembro de 2009, episódio que o levou ao coma.
Ele voltava do Aeroporto Internacional Tom Jobim dirigindo uma Pajero Mitsubishi quando, na rua Real Grandeza, no bairro de Botafogo, no Rio, ocorreu a tragédia: por volta de 20h50, Fábio tentou desviar de um outro veículo que passava pelo mesmo local e acabou capotando. Segundo uma testemunha, o cineasta, que estava sozinho no carro, teve o veículo fechado pelo automóvel e despencou de uma altura de quatro metros, para a outra pista.
"Finalmente, o repouso merecido. Querido guerreiro, descanse em paz!". "O Quatrilho" foi o único filme brasileiro, até agora, a concorrer ao Oscar por Melhor Filme Estrangeiro.
Fábio Barreto sofreu um acidente de carro em dezembro de 2009. O cineasta voltava do Aeroporto Internacional Tom Jobim dirigindo uma Pajero Mitsubishi quando, na rua Real Grandeza, no bairro de Botafogo, no Rio, ocorreu a tragédia: por volta de 20h50, Fábio tentou desviar de um outro veículo que passava pelo mesmo local e acabou capotando.
Segundo uma testemunha, o cineasta, que estava sozinho no carro, teve o veículo fechado pelo automóvel e despencou de uma altura de quatro metros, para a outra pista. O corpo de Fábio Barreto será cremado nesta sexta, no Cemitério do Caju, no Rio.
Anitta divulgou em seu Instagram, nesta quinta-feira (21), trecho do tão aguardado clipe da música "Combatchy" com Lexa, Luisa Sonza e MC Rebecca. "Agora vai começar o Combatchy", escreveu ela.
A concepção do clipe e da música foi toda produzida por meio de um grupo de WhatsApp liderado pela cantora, que diz gostar de tomar a frente de seus projetos. As quatro aparecem sensuais e rebolando muito até o chão.
O clipe completo deverá ser divulgado no Youtube nas próximas horas. Na terça, as quatro artistas se reuniram para comandar a quarta edição da Festa Combatchy, no Espaço das Américas, e exibiram o clipe completo para o público presente.
A novela A Dona do Pedaço chega ao fim nesta sexta-feira, 22, como um marco na carreira da atriz Chan Suan. Aos 37 anos, a chinesa fez sua estreia em novelas como a secretária Naomi. O caminho até aqui, no entanto, teve decisões difíceis, como abandonar a carreira de comissária de bordo e contrariar a família para investir nas artes.
"Quando decidi ser atriz eu não contei a eles (aos pais). Descobriram porque alguém falou que me viu na TV", lembra aos risos. "Tudo isso porque eu sei que eles temem e se preocupam por mim, da instabilidade da nossa profissão. E eu entendo, e também tenho as mesmas preocupações. Mas eu segui minha bússola interior", diz ela.
"Eu sou nascida em Hong Kong, numa família altamente tradicional da China. Eu sou, sem dúvidas, a 'ovelha negra' da família, que não quis trabalhar num trabalho escritório e nem me casar com chinês", explica.
Atualmente solteira, ela conta que a família já tentou "arrumar" um marido para ela. "Uma vez ligaram pra minha casa querendo falar comigo. Era a mãe 'misteriosa' de algum garoto que queriam me apresentar, minha mãe deu o telefone a alguma conhecida. Ela me perguntou quanto tinha de idade, qual altura, peso, onde e o que estudava, em que trabalhava, fez um questionário completo. Por final, me pediu uma foto, mesmo dizendo na minha cara que me achou velha demais pra ele, que tinha dois anos a menos que eu. Depois dessa eu disse 'chega, não vai dar certo esses lances aí'", diverte-se.
Volta e meia a mãe pede que ela envie foto para algum "pretendente" chinês, mas ela garante que não tem pressa. "Hoje em dia, não somos mais 'obrigados' a casar com chinês, mas rola um super interesse. Mas por toda minha vida somente tive namorados brasileiros, porque afinal, estou no Brasil, e eles são lindos mesmo. Mas acho que casar realmente não é o forte do brasileiro. Sigo no fluxo, o que tiver que acontecer, será naturalmente", afirma.
Próximos passos
Com o fim de A Dona do Pedaço, Chan já tem novos passos certos. Ela estará no seriado "As Five" da Globoplay, no qual interpreta Tiffany, uma das melhores amigas de Ellen (Heslaine Vieira) no doutorado. A história se passa em Boston e Chan foi escolhida para viver uma asia-americana, interpretando em inglês.
Além disso, ela poderá ser vista no filme De Perto Ela Não É Normal, com Suzana Pires, com estreia prevista para 2020, e também na série O Ringue, do Canal Brasil, no qual interpreta uma mestre kung fu.
A atriz também se dedica à dublagem e a seus próprios roteiros e garante não ter arrependimentos da escolha que fez, em dar uma guinada em sua vida, quando os 30 anos bateram na porta. "Tinha entrado numa certa depressão, precisava de um propósito novo na minha vida. Decidi investir em um sonho de infância: a atuação. Era algo muito novo pra mim, uma pessoa mais travada, que estava se abrindo pra novas possibilidades, e descobrindo um sentimento lindo pela arte de interpretar".
Anitta estaria vivendo um affair com o modelo Caio Cabral. No início deste mês, a cantora deixou escapar algumas tatuagens marcantes dele em vídeos postados em seu Stories do Instagram e nesta semana, ele apareceu ajudando a montar a árvore de Natal com a família da artista. Apesar dos burbirinhos dos fãs, Anitta negou estar namorando. "Não", afirmou em entrevista ao Purepeople. E questionada se está conhecendo alguém melhor, a cantora disse: "Estou conhecendo", sem entregar a identidade do rapaz.
O modelo Caio Cabral publicou uma sequência de fotos no último domingo e um certo comentário deixou os fãs em polvorosa no Instagram. É que Anitta comentou as fotos com dois emojis: um de reizinho e um de ursinho. Seriam os apelidos do rapaz? "Notificação ativadíssima, né?", brincou um fã sobre a rapidez com que Anitta comentou na foto - pouquíssimos minutos após a publicação. "Já quero esse casal", disse outra. "Assume esse boy, mulher", disse outro fã. "Não sei quem tem mais sorte", escreveu outra pessoa. "Confirmou, amor?", questionou outro.
A artista lança nesta quinta-feira (21) o clipe de Combatchy, parte do projeto "Brasileirinha", com Luísa Sonza, Lexa e MC Rebecca. A novidade foi mostrada em primeira mão aos fãs durante a festa "Combatchy", realizada em São Paulo.
Recentemente, os fãs de Anitta se depararam com o boato de que ela deixaria o Brasil em 2020. Planejando aposentadoria aos 30 anos, a cantora disse que sair do país no auge de sua carreira não está em seus planos. "Pelo amor de Deus, não coloquem palavras na minha boca. Uma jornalista me procurou e a resposta da minha assessoria foi que a gente não sabe o ano que vem. Eu me programei para ter um ano onde vou aproveitar mais a minha família, porque vou completar dez anos de carreira e estou trabalhando muito, incessantemente", explicou ela.
Laura Fernandez, nora de Preta Gil, usou as redes sociais para compartilhar dois cliques descansando na cama, nesta quinta (21), através de sua conta no Instagram.
Na imagem, a modelo e digital influencer aparece sentada com look ousado: apenas de calcinha na cor preta combinado com top decotado com aplicações de strass. Tudo pelas lentes do amigo Lucas Nogueira.
"Já valorizou o trabalho dos seus amigos hoje? Meu amigo @thenogueira me convidou para fazer essas fotos. Ele pensou na concepção, styling, locação, TUDO. quanto talento!
obrigada pelo convite. Te amo!", escreveu na legenda.
A notícia do acidente de Gugu Liberato gerou grande comoção e vários posts nas redes sociais nesta quinta-feira. Muitas pessoas - incluindo famosos - chegaram a fazer homenagens póstumas ao apresentador, que permanece internado na UTI em Orlando, nos Estados Unidos.
A cantora Marilia Mendonça usou o Twitter para fazer um desabafo sobre o assunto. Ela criticou a pressa nas publicações, antes mesmo de notícias oficiais. "A coisa das fake news tão ficando cada vez mais pesadas", disse ela.
"Virou corrida pra ver quem posta primeiro? o que estamos nos tornando? Antes de sofrer, já estamos digitando uma mensagem nas redes sociais? É pra ver quem está mais triste? Quem se importa mais? Que tristeza!", escreveu a cantora.
"As pessoas perderam a noção das coisas.. Mas será que realmente tem sentimento mesmo, ou tudo não se passa de ganhar like?", questionou uma seguidora. "Essas amizades, tudo competindo pra ver quem lamentava primeiro... bando de abutres", esbravejou outra. "Na era digital, o que interessa pra alguns é um post, os que se importam de verdade com a pessoa são poucos... infelizmente", lamentou outro.
Gugu Liberato sofreu um acidente nesta quarta-feira em sua casa em Orlando. Em comunicado oficial, a assessoria do apresentador negou que ele tenha morrido.
"Nesta quarta-feira, 20, o apresentador Gugu Liberato sofreu um acidente (uma queda) em sua casa em Orlando e encontra-se internado em observação. Gugu está na Unidade de Terapia Intensiva e vivo, sendo acompanhado pela equipe médica local. As informações que circulam sobre uma suposta morte do apresentador são inverídicas. Os familiares de Gugu chegaram a Orlando por volta das 19h30 desta quinta-feira e irão conversar pessoalmente com a equipe médica. De acordo com os procedimentos do hospital, somente amanhã, sexta-feira, um boletim médico será divulgado primeiramente à família. Assim como todos os familiares, amigos, fãs e profissionais de imprensa, estamos confiantes em sua recuperação e agradecemos as manifestação de apoio. Voltaremos a informá-los. Contamos com a compreensão de todos", disse o comunicado.
virou corrida pra ver quem posta primeiro? o que estamos nos tornando? antes de sofrer, já estamos digitando uma mensagem nas redes sociais? é pra ver quem tá mais triste? quem se importa mais? que tristeza!
Thaila Ayala compartilhou com os fãs uma nova foto de sua lua de mel com Renato Góes. Os dois aparecem em um banho de cachoeira em Saturnia, na Itália. "Queria viver nessa lua de mel", disse a atriz na legenda.
Thaila e Renato se casaram no dia 5 de outubro em Pernambuco. Primeiro eles embarcaram para as Ilhas Maldivas e passaram alguns dias curtindo as praias paradisíacas do local.
Depois, foram para a Itália onde passearam por várias cidades do interior e também pela capital Roma.
De folga da agenda de shows com Maraisa nesta quinta-feira, Maiara foi ao Rio Grande do Sul acompanhar Fernando. E a cantora acabou subindo ao palco e dando uma canja com o namorado no show da dupla Fernando e Sorocaba em Passo Fundo.
Ela cantou alguns de seus sucessos em dueto com Fernando enquanto Sorocaba registrava o momento no fundo do palco. No final, o casal trocou beijinhos, fazendo a alegria do público.
Por menores que sejam, os acessórios têm o poder de mudar um look. Já experimentou provar uma calça jeans com camiseta branca e jogar um brincão na produção? Fica outra coisa! E, se você está carente desses itens decisivos, aqui vai uma lista com 7 bons acessórios para o verão por até R$ 60.
Presilha
As presilhas viraram febre na temporada passada e prometem continuar com tudo. Barato e sempre muito cool, esse acessório é um ótimo aliado nos dias quentes para prender de forma graciosa os fios que caem do coque ou rabo-de-cavalo.
Xuxinha
Popularmente conhecido como xuxinha, o elástico de cabelo volta na sua versão scrunchie, a cara dos anos 80 e 90. No verão, use e abuse dele para deixar o cabelo no alto na hora do bronzeado, por exemplo.
Cordinha de óculos
Verão tem que ter óculos de sol, e uma boa tática para não perder os seus é apostar em uma cordinha estilosa. Existem muitos modelos, mas os de corda mesmo são os melhores, pois não esquentam e vão da praia a piscina sem desbotar.
Brinco de búzios
Os búzios, assim como as pérolas, estão no auge nessa estação. A argolinha que leva a concha pendurada é uma graça e um acessório leve para dar bossa ao look urbano e perfeito para combinar com um visual de praia.
Bucket Hat
Quem não tem Jacquemus, caça com bucket hat! O chapéu pescador é polêmico, mas, aos poucos, cai de vez na graça das fashionistas. Essa versão de palha é ideal para te proteger com estilo nos dias de calor!
Tiara
A tiara, bem como as presilhas, é outro acessório que voltou com força total nas passarelas e ganhou espaço cativo na cabeça das it-girls. O modelo que vale o investimento nessa estação é mais fresco, com linho ou malha em vez de veludo.
Clutch
A clutch é um quebra-galho no verão: ela leva os produtos de beleza na mala e pode ir contigo até a areia da praia, especialmente se for resistente e descolada como essa em plástico bolha. Ah, além de tudo, é uma forma consciente de reutilizar esse material em vez de descartá-lo!
Sou uma fashion victim confessa. Por mais que prefira garimpar em brechós, consumir e principalmente descobrir marcas independentes, adoro experimentar tendências passageiras. Minha saída para sanar desejos repentinos de moda: as marcas de fast fashion, que, com preços acessíveis e disponibilidade quase imediata, seduzem não apenas os entusiastas da moda. A indústria, só nos Estados Unidos, foi estimada em 35 bilhões de dólares em 2018.
No mês passado, no entanto, a notícia que a Forever 21 – etiqueta que popularizou o conceito de moda rápida nos EUA, com peças a cinco doláres – havia entrado com pedido de falência acionou um alarme. Seria o início do fim do fast fashion? No varejo, o conceito surgiu como força global no começo dos anos 2000, com um modelo agressivo de produção que penetrava o hermetismo das passarelas e do circuito de luxo, oferecendo as tendências apresentadas durante as temporadas de moda, poucos dias após os desfiles, a preços ultracompetitivos.
Porém, o ciclo de produção e consumo, quase descartável, colide com uma nova geração de consumidores engajados na causa ambiental, atentos às condições de trabalho estabelecidas pelas marcas e, acima de tudo, imunes ao greenwashing (em livre tradução, lavagem verde. O termo é usado quando o discurso ecologicamente correto contrasta com as ações da empresa).
A falência da Forever 21 – resultado também de uma gestão labiríntica que promoveu uma expansão violenta sem saber acompanhar as mudanças da indústria – sinaliza transformações significativas no consumo mundial de moda. Se há alguns anos o marketing ambiental era o suficiente para tranquilizar os millennials, hoje, a indústria se curva às demandas de responsabilidade ecológica da estridente geração Z, que tem predileção pelos modelos de negócio que envolvem rotação e aluguel de roupas, além de peças usadas. Dados de varejo coletados pela GlobalData indicam que a indústria da moda de segunda mão nos EUA valha hoje 24 bilhoes de dólares. A previsão é de que, em 2028, esse número passe para 68 bilhões, enquanto o fast fashion ficaria na marca dos 44 bilhões.
Na última temporada de internacional, sustentabilidade foi a palavra de ordem. A Gucci fez seu primeiro desfile 100% carbon neutral e prometeu zerar as emissões de carbono de suas operações, enquanto Preen e Marni usaram tecidos produzidos a partir de plástico. Mais de 340 marcas, que vão de Nike a Hermès, assinaram, durante o último G7, um acordo em que se comprometem a adotar práticas sustentáveis. Até gigantes como Zara e H&M estão preocupadas. Mesmo que as ações vendidas como sustentáveis venham envoltas de reservas sobre sua real eficácia, me anima ver um movimento de conglomerados pelo meio ambiente. As marcas que não se adequarem ao discurso das novas gerações devem seguir o mesmo caminho da Forever 21.
Queridas leitoras, nesta coluna de novembro (está acabando o ano, minhas caras, pararam para pensar nisso?), escrevo sobre afrofuturismo. Trata-se de um movimento presente nas artes, na música e na literatura de forma mais difundida desde pelo menos a metade do século 20. Entre seus disseminadores, destacam-se as criações de Sun Ra e George Clinton, dois artistas que desenvolveram essa corrente no campo musical. São trabalhos que resgatam a realeza africana, sobretudo no Egito antigo, trazendo a ficção científica para refletir sobre o presente e o futuro afrodiaspórico.
A perspectiva afrofuturística nas imagens é, na maior parte das vezes, estonteante. Além da belíssima composição estética, o que está em jogo é uma desestabilização do olhar colonizador, que fixou a população negra na subalternidade social desde o período da escravidão, não admitindo que desse lugar ela saia, ou ainda que ela seja enxergada de outra forma. É um chamado a despertar da ilusão imposta pelas romantizações coloniais tão presentes no imaginário popular.
Ao despertar dessa alienação secular, percebemos que a dimensão histórica das condições indignas de vida às quais a população negra foi submetida é apenas uma página na riquíssima trajetória da realeza africana, civilização que inspirou a matemática, a filosofia (grega, inclusive), as artes et cetera. A própria maravilha do Egito antigo, como também os reinados da Etiópia, do Mali, entre tantos outros, estão aí para dimensionar que séculos de dominação de raça imposta pelo colonialismo não são páreo para resumir os milênios desse período, cujas tecnologias e cujos saberes estão cravados na base ocidental.
Mas, para além do resgate da história não contada e ensinada nas escolas, a desestabilização da ilusão colonial pela recoroação de Reis e Rainhas negras pode situar a pessoa com maior propriedade no tempo presente. Há um movimento em curso de reposicionamento da população negra nas estruturas de poder, algo visível na disputa de narrativa pela afirmação da identidade negra. Ao lutar pela visibilização de suas vozes e existências a partir de seu lugar de fala, a população afro-brasileira produz essa desestabilização e reivindica suas coroas. O contra-ataque a esse movimento é nítido quando vemos um sujeito que nos envergonha na Presidência da República obstinado em frear esse crescimento, verdadeiro “último suspiro” do levante que está nas periferias, nas academias, nos ambientes de trabalho, nos terreiros – que, historicamente, foram guardiões das coroas saqueadas. Como diz o Babalorixá Rodney William, a escravidão nos retirou a realeza, mas Orixá a devolveu. Nesse sentido, quem sabe não podemos pensar Mãe Senhora do Afonjá, Mãe Menininha do Gantois, Mãe Olga do Alaketu, entre tantas outras grandes mães da Bahia, já como afrofuturistas na época em que tal tema sequer era aventado.
Claro, ainda temos jovens negros no topo da lista de assassinatos; somos campeões em violência contra mulheres negras; as terras dos povos quilombolas estão sendo invadidas, entre outros absurdos que deveriam ser pauta principal deste país. Entretanto, uma realidade complexa indica que, ao mesmo tempo que isso ocorre, nunca tivemos tantas pessoas negras com condições materiais dignas na disputa por um novo futuro, graças à luta histórica de resistência dessa população combinada às políticas públicas desenvolvidas nos últimos governos. O presente já nos permite palpar o afrofuturo.
Perceber que os ventos estão mudando e que a mensagem afrofuturista é cada vez mais atual nos prepara para novos tempos, pois as pessoas presas no olhar colonizador raramente se dão conta de que a fixação do homem e da mulher negra na subalternidade é também uma distorção da realidade e, como tal, fonte de pensamentos e ações mal posicionados. O futuro já se anuncia: nele, a população negra carrega sua coroa.
Djamila Ribeiro é mestre em filosofia política e feminista, autora dos livros O Que é Lugar de Fala e Quem Tem Medo do Feminismo Negro?
(@djamilaribeiro1)
Produção de Moda: Ana Wainer/ Beleza Maquiagem: Camila Anac (Amuse) com produtos Biossance, M.A.C., Vult / Beleza Cabelo: Virginia (Styllus) / Set Designer: Ana Arietti / Produção-executiva: Vandeca Zimmermann / produção de moda: tulio melles e jessica kelly / Assistente de fotografia: Joe Santos e Pedro Pradella / Agradecimentos: Loja TEO (móveis) e Punto e Filo (tapetes)
Acredite ou não, o que você come se relaciona diretamente com a sua fertilidade. Estudos apontam que existem nutrientes e alimentos capazes de potencializar a fecundidade e, embora não haja uma dieta milagrosa, esse cuidado não só com a alimentação, como também com o modo como armazena-se o alimento, deveria ser mais levado a sério.
Conversamos com a especialista Simone Getz, da clínica Vivitá, para levantar quais hábitos alimentares e produtos alimentícios estão nessa dieta da fertilidade e podem te ajudar a engravidar.
SINAL VERDE: o que consumir
A chave de sucesso de uma boa dieta da fertilidade passa por inúmeros pontos comuns a qualquer dieta saudável, o consumo de frutas, legumes e verduras combinado a oleaginosas, proteínas magras e gorduras boas. Tudo, é claro, sem exageros ou radicalismos.
1. Frutas
"É altamente indicado o consumo de três frutas diárias.E vale investir naquelas que são ricas em antioxidantes, pois atuam neutralizando radicais livres, o que pode favorecer a qualidade dos gametas", explica a médica. Bons exemplos que devem entrar na lista: frutas vermelhas, pela quantidade de polifenóis, e as cítricas, fonte de vitamina C.
2. Legumes e verduras
Segundo a Dra. Getz, é aconselhável "a ingestão de legumes e verduras no almoço e jantar, contemplando os cozidos e crus. Pois, as fibras auxiliam no controle glicêmico e a variedade de cores garante uma oferta rica de múltiplas vitaminas, colaborando para um melhor padrão antioxidante do organismo".
3. Grãos e oleoginosas
Não se deve pular o corredor de grãos e de oleaginosas quando se está tentando engravidar, de acordo com a especialista. "Os grãos na versão integral são ricos em minerais e fibras que auxiliam no controle glicêmico. Já as castanhas, amêndoas, nozes, pistache, macadâmia e amendoim são indicados por serem fonte de ácidos graxos poliinsaturados, vitamina E, zinco e selênio", comenta. Vale lembrar que indica-se comer, por exemplo, duas castanhas do pará ao dia, que contém a recomendação diária de minerais.
4. Azeite
Gorduras boas são bem-vindas na alimetação e o azeite é a principal delas, e dica da médica Simone Getz. "A gordura monoinsaturada (ômega-9) do azeite de boa qualidade é benéfica ao ambiente ovariano ao reduzir marcadores inflamatórios", explica.
5. Proteínas magras
Não confunda proteínas magras com a ingestão de embutidos ou carne vermelha, pois esses são alimentos contra indicados para a saúde feminina nesse momento. "A futura mamãe deve preferir proteínas mais magras, como peixes e frangos", enfatiza.
SINAL VERMELHO: o que não consumir
Por outro lado, existem produtos que a mulher que deseja engravidar deve evitar ou reduzir o consumo. Além dos embutidos e carne vermelha já citados acima, a lista a seguir deve ser repensada na rotina:
1. Fast food
É uma indulgência gostosa, mas que pode custar a sua fertilidade em alguns casos. "Fast foods e alimentos industrializados têm excesso de açúcares, gorduras e conservantes químicos, e, em última instância, pioram a qualidade do óvulo e do embrião", reitera a especialista.
2. Bebidas alcoólicas e café
Sabe aquele drink após o trabalho com as amigas? Talvez valha a pena trocá-lo por um suco ou água, assim como é indicada a redução no consumo de café. A regra de ouro da Dra. Simone Getz é: "vale evitar o primeiro e moderar bastante no segundo".
3. Agrotóxicos
Alimentos com agrotóxicos e fertilizantes não naturais são sinal vermelho para qualquer dieta, na verdade. Comer produtos derivados desse tipo de cultivo podem trazer inúmeros malefícios a saúde, em especial de mulheres que desejam engravidar. "Eles são capazes de desregular o sistema hormonal e podem prejudicar o organismo", diz a médica.
Armazenar com cautela é essencial
Por fim, como mantemos os alimentos guardados em casa é fundamental também para uma dieta da fertilidade bem-sucedida. A especialista sugere "guardar a comida e esquentá-la em potes de vidro, pois recipientes de plástico podem contaminar o alimento com bisfenol, uma substância química que vai atuar negativamente no sistema hormonal."
Com a rotina agitada, o cansaço diário é tão intenso que a gente passa muito mais tempo esperando pelos momentos de descanso - sejam eles no fim de semana ou nas férias - do que realmente relaxando. Porém, com algumas pequenas práticas, já é possível aliviar o estresse do dia dia e se ver mais relaxada e tranquila depois de um dia cheio de trabalho:
1. Transforme o banho em um momento (ainda mais) gostoso
Não é sobre gastar mais do que o tempo necessário debaixo do chuveiro disperdiçando água, mas sim sobre preparar o ambiente e aproveitar o momento com atenção plena. Ou seja, dedicar esse momento apenas para você. Ao invés de entrar no automático e ficar pensando nas contas para pagar ou no que precisa fazer depois, experimente focar na sensação de sentir a água caindo pelo corpo ou na textura do sabonete enquanto espalha ele pelo corpo. Se quiser deixar o momento ainda melhor, acenda velas e coloque uma música gostosa para tocar. Um dica do especialista em perfume, Dênis Pagani, do 1Nariz, é pingar algumas gotinhas de óleo essencial na banheira (se tiver a oportunidade) ou no chão do box do chuveiro, antes de entrar, para que o vapor deixe o ambiente mais perfumado. Escolher bem os produtos que vão te acompanhar nesse momento também ajuda a criar uma atmosfera mais especial:
Mini Sal de Banho Sessão Romance, Feito Brasil R$ 15
Hidratante de Banho Flor de Lis Tododia, Natura, R$ 31,90 (veja a resenha completa aqui)
Óleo Restaurador, Bio Oil, R$ 59,90 (veja a resenha completa aqui)
Sabonete Lapidado Quartzo Rosa, Minerai, R$ 38
Óleo de Lavanda pronto para pele, WNF, R$ 25
Parece clichê, mas ajuda muito! Meditar é mais do que ficar alguns momentos em silêncio entoando mantras, é sobre encontrar um refúgio de paz dentro da nossa própria mente - coisa cada vez mais difícil de fazer quando focamos em todo o barulho que existe na rotina. Para começar, vale apostar em apps de meditação que trazem programas adequados ao nível de prática, como Calm, aplicativo norte-americano disponível em 6 línguas e 190 países, que chegou recentemente ao Brasil com meditações em português e que, além das aulas de meditação, ainda oferece paisagens sonoras, músicas para dormir e meditações diárias de apenas 10 minutos. (Disponível para Android e IOS gratuito ou por R$ 17 ao mês na versão Premium).
3. Faça sua rotina de skincare com mais atenção
Aqueles cinco minutinhos passando produtos de beleza no rosto podem se transformar num ritual gostoso. Experimente adicionar mais intenção aos movimentos, fazendo uma espécie de massagem facial - dá para fazer com os dedos mesmo ou usando acessórios específicos, como os rollers faciais ou gua-shas, ferramentas milenares usadas para massagem facial. Veja a resenha do Gua-Sha da Balmish aqui.
4. Invista em óleos essenciais
Durante o evento Respira, Belezinha, realizado no mês de outubro, em São Paulo, pela jornalista Vânia Goy, a aromaterapeuta Beatriz Yoshimura ensinou técnicas nada óbvias para incluir o uso de óleos essenciais no dia a dia: experimente aplicar algumas gotinhas na palma das mãos para fazer breves exercícios de respiração e acalmar a mente nos momentos de estresse.
5. Passe 5 minutos diários ao ar livre
Segundo uma pesquisa realizada no começo deste ano pela Universidade de Regina, nos Estados Unidos, publicada pelo Journal of Positive Psychology (ou Jornal da Psicologia Positiva em tradução livre), pessoas que passam, pelo menos, 5 minutos ao ar livre em contato com a natureza - sem nenhuma distração como os celulares - dizem estar mais cheios de sentimentos positivos como gratidão, acolhimento e conforto. Que tal passar poucos minutos do almoço tomando um ar fresco perto de uma árvore ou contemplando o céu, por exemplo?
Manu Gavassi ficou muito satisfeita com um clique feito pelo fotógrafo Fernando Tomaz e compartilhou a imagem em sua conta do Instagram nesta quinta-feira (21). A foto produzida em Paris mostra a cantora e atriz deitada sobre uma cama e usando um look transparente que deixa boa parte de seu corpo à mostra e evidencia seus tapa-seios de estrelas pretas.
Vários seguidores de Manu elogiaram a foto e, como Marina Ruy Barbosa e Zé Luiz, pai da cantora, que mandaram mensagens na rede social. Os fãs da artista também encheram a timeline dela de mensagens.
"Não me deixa mais seis dias esperando por outra foto não. Eu sou dependente, mulher. Zero erros", brincou Celline Duran. "Perfeição é o nome dela, né, mores", comentou Dayriane Santos.
Dany Bananinha está grávida de quatro meses e muito feliz com as mudanças que seu corpo tem sofrido por conta da gestação. Aos 43 anos, ela confessa que se sente orgulhosa da mulher que se tornou e de tudo o que conquistou até hoje.
"Olho para o céu e agradeço a Deus por tudo a cada instante. Sempre fiz esporte desde pequena e sempre tive um corpo que chamava atenção. Hoje vejo a balança subir como nunca vi, mas por um bom motivo. Olho para essa foto e sinto orgulho da mulher que sou e me sinto abençoada. Maravilhosa por dentro. Tenho orgulho de tudo o que conquistei com dignidade e humildade. Fui guerreira, desde os 13 anos fui trabalhar para realizar minhas vontades e ajudar em casa, me esforcei mesmo sem ter condições para realizar meu sonho, sou sonhadora, mas sou muito pé no chão", começa o texto.
A assistente de palco do Caldeirão do Huck ainda diz que por muitas vezes sorria chorando por dentro, mas não desistiu nos momentos mais difíceis da vida mesmo quando tudo parecia muito complicado.
"E assim eu sigo, agora com a responsabilidade de ser uma mãe especial para a Lara. Fui escolhida por ela e por Deus e juro que darei a minha vida pra que ela seja muito feliz e realizada. Amada ela já é e muito. Deus nos abençoe e nos proteja de todo o mal. Eu desejo a vocêss tudo em dobro que me desejam. Obrigada pelo carinho de sempre! Sintam-se abraçados nessa sexta-feira e recebam meu carinho", finalizou com hashtags com mensagens como "me amo" e "me aceito".